A palavra passe da conta do Twitter de Donald Trump era “maga2020!”, revelou esta quinta-feira a procuradoria pública da Holanda.
Os procuradores holandeses têm estado a investigar o acesso ilegal à conta do Presidente por parte de um cidadão holandês, que terá ocorrido em outubro.
Contudo, a ação de Victor Gevers, de 44 anos, não deve ser penalizada uma vez que ele não utilizou a conta e informou imediatamente as autoridades para a falha de segurança na conta da rede social preferida do Presidente, disseram os procuradores.
O grande lema da presidência de Donald Trump tem sido “Make America Great Again!”, que passou a ser representado pela sigla MAGA, usada pelos seus apoiantes.
Aparentemente o Presidente decidiu usar a sigla como base para a sua palavra passe, pelo que não foi muito difícil para o cidadão holandês adivinhar a combinação certa.
Quer o Twitter, quer a Casa Branca dizem que não há qualquer evidência de uma intrusão, mas os procuradores holandeses confirmaram na quarta-feira que terá mesmo havido um acesso irregular.
“Acreditamos que o hacker chegou mesmo a entrar na conta do Twitter de Trump, mas que preencheu os critérios desenvolvidos em processos anteriores para ser libertado como um hacker ético”, afirmou a procuradoria.
Grevers diz que estava apenas a procurar vulnerabilidades nas contas das redes sociais de figuras importantes, antes da eleição presidencial americana, quando conseguiu aceder à conta de Donald Trump. Segundo ele, Donald Trump nem sequer tinha ativado o sistema de autenticação por telefone, que o teria avisado de uma tentativa de acesso suspeita.