O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) também vai ter um projeto de lei para a despenalização da eutanásia. Ao que a Renascença sabe, o projeto está a ser ultimado e deve ser apresentado na próxima semana.
O PEV já no ano passado, quando a petição pela despenalização da eutanásia foi debatida no plenário, se pronunciou a favor desta medida. Contudo, este partido considera que é preciso acautelar um recurso restrito à eutanásia e quer evitar o que é chamado de "rampa deslizante", termo usado para designar o que se passou na Bélgica e na Holanda, onde a eutanásia foi legalizado para casos muito excecionais e foi sendo alargada a pessoas com depressão, com demência e até a crianças.
Segundo fonte do PEV disse à Renascença, um dos objetivos do projeto é acautelar que isso não aconteça.
Ao apresentar uma iniciativa legislativa, o PEV diferencia-se do PCP, partido com o qual é eleito em coligação na CDU, e junta-se ao PAN e ao Bloco de Esquerda que já entregaram projetos de lei no Parlamento. O PS também decidiu, entretanto, ter um projeto próprio que será apresentado em março.
O objetivo do Bloco de Esquerda, partido que tem liderado o processo de legalização da eutanásia e do suicídio assistido, é ter o processo legislativo concluído até ao verão.