Nestas declarações, Lavrov também acusou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, de "fingir" negociar. "É um bom ator, mas se olhar com atenção e ler com cuidado o que ele diz, serão encontradas milhares de contradições", disse o chefe da diplomacia de Moscovo.
O ministro dos Negócio Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, alertou, na noite de segunda-feira para o risco "real" de uma terceira Guerra Mundial.
"O perigo [de uma guerra mundial] é grave, é real, não pode ser subestimado", disse Lavrov, numa reação a declarações de dois altos dirigentes da administração norte-americana, depois de uma visita a Kiev.
Os secretários da Defesa, Lloyd Austin, e o de Estado, Antony Blinken, declararm-se convictos de que a Ucrânia pode vencer a guerra desde que tenham acesso a "equipamento adequado".
"O primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer. E eles acreditam que podem vencer", declarou Austin a um grupo de jornalistas depois da reunião. "Podem vencer se tiverem o equipamento certo, o apoio adequado", completou. depois que aut"equipamento adequado".