O presidente dos EUA, Donald Trump, viajou, acompanhado pela primeira-dama Melania, para o Iraque na noite de segunda-feira, 24 de dezembro, para uma visita de Natal surpresa aos militares norte-americanos na base aérea de al-Asad, localizada a oeste de Bagdade.
A informação foi avançada esta quarta-feira, no Twitter, pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.
Sanders explica que a visita serviu para "agradecer o trabalho, sucesso e sacrifício" das tropas norte-americanas no Iraque.
As tropas norte-americanas no Iraque têm como principal missão ajudar as forças iraquianas a estabilizar o país após anos de luta contra o autoproclamado Estado Islâmico. A 31 de outubro, contabilizaram-se 5.200 militares nesta zona.
A visita de Trump surge uma semana depois de o Presidente ter anunciado a retirada das tropas norte-americanas da Síria, o que levaria à demissão do secretário da Defesa, Jim Mattis.
Entretanto, a Casa Branca anunciou que Mattis será substituído no cargo por Patrick Shanahan, seu número dois no Pentágono.
Esta é apenas a segunda vez (a primeira no Médio Oriente) que Donald Trump visita tropas norte-americanas em missão. Em novembro de 2017, o Presidente deslocou-se à base militar Camp Humphreys, em Pyeongtaek, na Coreia do Sul.