No dia em que entram em vigor novas sanções dos Estados Unidos contra o Irão, o Presidente norte-americano, Donald Trump, recorre às redes sociais para lançar um aviso aos parceiros económicos dos Estados Unidos.
No Twitter, Trump deixa claro que quem fizer negócios com o Irão deixa de os fazer com os Estados Unidos, alegando que, com esta decisão, está apenas a tentar obter paz no mundo e nada menos do que isso.
Donald Trump refere ainda que a partir de novembro entra em vigor uma segunda ronda de sanções que incluem proibições às transações financeiras com o Banco Central do Irão e a compra de petróleo, uma das principais fontes de divisas do país, para forçar o Irão a negociar um novo acordo nuclear mais extenso e profundo do que o de 2015.
A ordem executiva que repõe as sanções foi assinada na segunda-feira, três meses depois de Washington ter saído do acordo internacional nuclear com o Irão, firmado em 2015, entre o Irão e o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha). Esse acordo, firmando pelo então Presidente norte-americano Barack Obama, permitiu que fossem levantas as sanções ao Irão.
Após assinar a ordem, Trump reiterou igualmente a sua disponibilidade de firmar um novo acordo, “mais amplo”, com o Irão, um texto que não se limite ao programa nuclear iraniano.