O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontra-se esta quarta-feira em Helsínquia, capital da Finlândia, para uma reunião com os chefes de Governo de Estados nórdicos.
Participam na reunião o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, o norueguês Jonas Gahr Støre, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, a islandesa Katrín Jakobsdóttir e o Presidente finlandês Niinistö.
Os encontros vão decorrer na residência oficial do Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e têm como objetivo discutir o apoio a prestar à Ucrânia.
Segundo o Presidente finlandês, citado pela agência AP, esta cimeira vai centrar-se na agressão da Rússia contra a Ucrânia, assegurando que os “países nórdicos vão continuar a apoiar” Kiev e as iniciativas da União Europeia e da NATO com vista à paz.
“Ainda há uma necessidade urgente de apoio militar para garantir que os ucranianos permaneçam o mais fortes possível na luta contra a Rússia", disse o primeiro-ministro dinamarquês, Frederiksen, em comunicado, defendendo que “devemos ajudar a reconstruir a Ucrânia e manter viva a esperança de uma vida quotidiana normal e um futuro justo do outro lado da guerra.”