A festa de "réveillon" enche todos os anos as ruas do Porto, com multidões prontas para festejar e assistir ao tradicional fogo de artifício. Este ano, os festejos estão distribuídos entre a Avenida do Aliados e os jardins do Palácio de Cristal.
Os Aliados recebem os concertos do Nuno Ribeiro, às 22h00, e Rui Veloso, já no novo ano de 2025. O tradicional fogo de artifício à meia-noite será no edifício da Câmara Municipal do Porto, que por motivos de segurança terá temporariamente os acessos condicionados. A pirotecnia será acompanhada de música e de um espetáculo multimédia. A madrugada do dia 1 de janeiro está encarregue ao DJ set de Carolina Torres, que garantirá uma noite de muita dança e celebração.
Já nos jardins do Palácio de Cristal pode assistir, a partir das 22h00, ao concerto do rapper Julinho KSD. À meia-noite está garantido um espetáculo multimédia, numa experiência de luz, imagem e música. Branko continuirá os festejos no novo ano seguido pelo DJ set de Sónia Trópicos.
A partir das 20h30 do dia 31 de dezembro, os acessos aos Aliados e ao Palácio de Cristal serão cortados ao trânsito. Haverá condicionamentos nas ruas de Gonçalo Cristóvão, do Almada, Rua São Filipe de Nery e Rua dos Clérigos, e nas praças Almeida Garrett, da Batalha e dos Poveiros. O condicionamento de trânsito será até às 7h00 do dia 1 de janeiro.
A Câmara do Porto, em colaboração com a Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública e Proteção Civil Municipal, tem preparado um Plano de Mobilidade e Segurança que incentiva as pessoas a deixarem os carros em casa e optarem pelos transportes públicos.
A estação de metro dos Aliados vai estar encerrada, tal como a Praça General Humberto Delgado, com os arruamentos de acesso condicionados. Para chegar, se vem de metro pela estação da Trindade, deve descer pela rua do Almada ou a Rua do Bonjardim. Pela estação de São Bento, terá acesso à Praça da Liberdade. Haverá polícias nas ruas de acesso ao aliados que ajudaram a conduzir as pessoas pelo melhor percurso. A Praça General Humberto Delgado terá circulação pedonal assim que estiverem reunidas as condições de segurança após o fogo de artifício.
No entanto, o Sindicato dos Maquinista anuncia esta sexta-feira, em comunicado, uma greve dos trabalhadores entre as 0h00 do dia 31 de dezembro e a 24h00 de 1 de janeiro. Os trabalhadores pedem a melhoria das condições de trabalho e o pagamento do prémio anual de desempenho.
Os autocarros da STCP pode ser um opção segura para todos os que querem aproveitar a programação. Entre as 20h30 do dia 31 e as 7h00 do dia 1 do novo ano, algumas linhas sofrerão alterações provisórias ao percurso. Pode consultar esta informação no site oficial da empresa (www.stcp.pt).
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicou em conferência de imprensa, esta sexta-feira, que o orçamento elaborado para a festa de passagem de ano excedeu um pouco o do ano passado e ascende a 450 mil euros.
O autarca afirma que o plano foi pensado para cerca de 100 mil pessoas, tudo dependendo da capacidade de espaço nos Aliados, uma vez que as obras do metro ainda continuam.
Quanto à segurança, estarão mais de 200 elementos da Polícia destacados para esta noite. É pedido que evitem trazer objetos que podem causar perigo, como garrafas de vidro, mas estas não serão proibidas umas vez que é costume as pessoas levaram garrafas de champagne. Revistas serão feitas àqueles que apresentem motivos que as justifiquem e que possam pôr em causa a segurança dos festejos.