Pedro Passos Coelho "não tem" condições para continuar na liderança do PSD, afirma Manuela Ferreira Leite.
Em declarações à TVI, a ex-presidente social-democrata mostra-se "atónita e chocada" com os resultados em Lisboa e Porto, em que o partido perdeu por larga margem.
"Os resultados são demasiadamente maus para que uma pessoa, como eu, que gosta do partido não estar abalada", afirma Manuela Ferreira Leite.
A antiga líder social-democrata diz que não se pode responsabilizar os candidatos pelos maus resultados em Lisboa e no Porto e critica o atraso no anúncio de Teresa Leal Coelho para encabeçar a corrida à autarquia da capital.
"Há um conjunto de situações, especialmente em Lisboa, que levaram ao desastre. O primeiro ponto foi o atraso tremendo com que foi anunciada a candidatura a Lisboa. Todos os candidatos estavam no terreno há não sei quanto tempo e o PSD não tinha um candidato, como se isso fosse algo de indiferente", critica Manuela Ferreira Leite.
De acordo com as projecções das televisões, na melhor das hipóteses, Teresa Leal Coelho fica em terceiro lugar em Lisboa, naquele que será o pior resultado de sempre do PSD na capital.
No Porto, o candidato do PSD, Álvaro Santos Almeida, está em terceiro lugar, com resultados entre os 7 e 11%.
Pedro Santana Lopes, outro antigo líder do PSD, afirma que o PSD sofreu uma "grande erosão" em Lisboa e no Porto, obtendo um resultado "mau demais para ser verdade". No entanto, na SIC Notícias, Santana afirmou que "ainda é cedo" para dizer se Passos Coelho tem condições para continuar à frente do PSD.