Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Câmara de Montemor-o-Velho ativou o Plano de Emergência Municipal até quarta-feira, com possibilidade de renovação, devido a um surto de Covid-19 que já infetou 17 funcionários da autarquia.
O plano foi ativado às 16h30 de segunda-feira e, por causa deste surto, parte significativa dos edifícios municipais de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, foram encerrados.
A autarquia ativou o Plano Municipal de Emergência até ao final do dia de quarta-feira, embora admita que a medida pode ser prolongada, se assim se justificar.
Enquanto estiver ativado o plano de emergência, fica encerrado o edifício dos Paços do Concelho, com suspensão do atendimento presencial, passando o mesmo a ser efetuado exclusivamente por telefone e meios digitais.
De acordo com o edital municipal, ficam também encerrados, pelo mesmo período, os edifícios municipais do centro de alto rendimento, da biblioteca, do arquivo municipal, do Balcão Único do Prédio (BUPI) e do pavilhão municipal.
Relativamente aos pagamentos e cumprimento de prazos, ficam adiados pelo tempo que perdurar este período, de modo de que não haja prejuízo para os munícipes e utentes de serviços.
Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, explica que em causa está a identificação de 17 casos positivos entre os funcionários municipais.
“Na sexta-feira, um dos nossos colaboradores deu-nos nota que tinha sintomas de Covid-19. Fizemos o teste, deu positivo e, a partir daí, ativamos todos os procedimentos. Desde sexta-feira até ontem [segunda-feira] já detetámos 17 casos positivos.”
O autarca admite que podem ser muitos mais, tendo em conta o elevado grau de contágio detetado e o facto de serem trabalhadores com muito contacto com o público.
A autarquia ativou o Plano Municipal de Emergência até ao final do dia de amanhã, embora admita que a medida pode ser prolongada, se assim se justificar.
[notícia atualizada às 12h45]