A nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é a renomada investigadora Elvira Fortunato, até agora vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena a área de investigação desde 2017.
A sucessora de Manuel Heitor no Governo foi apontado como candidata ao Nobel. É professora Catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA e também diretora do Laboratório Associado Instituto de Nanomateriais, Nanofabricação e Nanomodelação.
Entre 2015 e 2020, integrou o grupo de sete investigadores do Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia para apoiar as decisões da Comissão Europeia com base na evidência científica. Desde 2010 que integra a Chancelaria das Ordens Honoríficas de Portugal, a funcionar junto da Presidência da República.
É pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente utilizando materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente.
Em 2022, integrou o grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa, eleitas pela atual Presidência Francesa da União Europeia.
Com mais de 800 publicações científicas, recebeu nos últimos anos mais de 30 prémios e distinções internacionais pelo seu trabalho, sendo de destacar a condecoração com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique o Navegador, pelo Presidente da República em 2010, a Medalha Blaise Pascal em 2016, o Prémio Czochralski em 2017 e o Prémio Pessoa de 2020.
Coordenou vários projetos nacionais e internacionais sendo de realçar a sua atividade pioneira na Universidade NOVA de Lisboa na área da igualdade de oportunidades através do projeto SPEAR, uma plataforma europeia de apoio e implementação de planos para a igualdade de género em instituições do ensino superior.