Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, espera que, a partir de 19 de abril, possa voltar a haver público nos estádios, depois de o Governo ter anunciado o plano de desconfinamento.
"Esperança. É o que sentimos ao assistir à comunicação pública do Governo. Faz amanhã [sexta-feira] um ano que tomámos a decisão, mais difícil desde que estamos na Liga, de suspender as competições profissionais. Hoje, olhamos para o futuro a acreditar que, em breve, em 19 de abril, poderemos ter os adeptos connosco nas bancadas", escreveu Proença no Facebook.
O presidente da Liga acredita que, nessa data, poderá voltar a haver jogos com público. Isto porque o Governo apontou 19 de abril a possibilidade de "eventos exteriores com lotação reduzida", assim como "a reabertura das salas de espetáculos".
Se não for para 19 de abril, deverá ser para 3 de maio, quando passam a ser permitidos "grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação".
"Estamos certos que esse será o momento para o regresso do calor dos cânticos, do conforto dos aplausos, do vibrar das emoções, daquele que ao longo deste difícil período nunca, por um único momento que fosse, deixámos cair no esquecimento: os nossos adeptos", considera.
O Governo vai autorizar a prática de todas as modalidades desportivas a partir de 3 de maio, de acordo com o plano de desconfinamento devido à covid-19, anunciado hoje pelo primeiro-ministro, António Costa.
Desde meados de janeiro, quando foi decretado o novo confinamento, apenas era “permitida a atividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre, assim como todas as atividades de treino e competitivas profissionais e equiparadas”.
Assim, de acordo com o plano apresentado esta quinta-feira, a partir de 3 de maio serão autorizadas “todas as modalidades desportivas”, numa data em que serão autorizados “grandes eventos exteriores com diminuição de lotação”.
Em 5 de abril, após a Páscoa, poderão ser praticadas as modalidades de baixo risco, assim como a atividade ao ar livre até quatro pessoas.
As modalidades desportivas de médio risco serão autorizadas a partir de 19 de abril, quando será permitida a atividade física ao ar livre até seis pessoas, a abertura de ginásios sem aulas de grupo e a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação.