O holandês Mario Diks, árbitro assistente do jogo entre a Sérvia e Portugal que não validou o golo de Cristiano Ronaldo, foi afastado do Euro 2020 por ter sido dispensado da equipa de arbitragem de Danny Makkelie.
A confirmação foi dada pelo próprio, em declarações à imprensa holandesa: "É uma deceção enorme para mim, tão pouco tempo antes do Europeu. O Makkelie disse-me que quer continuar com outro árbitro assistente porque já não confia na nossa relação".
Diks integra a equipa de arbitragem de Danny Makkelie há alguns anos, tendo ajuizado jogos como a final da Liga Europa, em 2020, e uma meia-final do Mundial de Clubes deste ano.
"Eu realmente esperava por mais apoio, compreensão e confiança após a colaboração bem-sucedida nos últimos anos", revelou o assistente.
Portugal empatou 2-2 na Sérvia, no jogo da fase de qualificação para o Mundial 2022. Portugal vencia por 0-2 ao intervalo, com dois golos de Diogo Jota. A sérvia chegou ao empate, mas, nos descontos, Cristiano Ronaldo marcou e o golo não foi validade. A bola cruzou a linha de golo na totalidade, mas a equipa de arbitragem não entendeu assim.
Os jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo não têm VAR. Cristiano Ronaldo viu cartão amarelo pelos protestos e saiu de campo revoltado com a decisão de Danny Makkelie.
Danny Makkelie, admitiu, em declarações ao jornal "A Bola", que pediu desculpas a Fernando Santos e à seleção nacional por não ter validado o golo de Cristiano Ronaldo que daria a vitória à seleção nacional em Belgrado, no sábado.