Atenção ao sol: radiação ultravioleta vai estar muito elevada
11-04-2024 - 07:36
 • Olímpia Mairos , com Lusa

Braga, Leiria e Santarém podem chegar aos 28 graus.

As temperaturas vão continuar a subir até sábado, altura em que podem atingir os 30 graus.

Já está quinta-feira, Braga, Leiria, Santarém e Setúbal devem chegar aos 28 graus enquanto o Porto e Lisboa devem registar temperaturas na ordem dos 27 graus.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta quinta-feira, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se por vezes muito nublado por nuvens altas.

O vento deve soprar fraco a moderado do quadrante leste, temporariamente moderado na costa sul do Algarve e moderado a forte, até 40 quilómetros por hora, nas terras altas, rodando para o quadrante norte na faixa costeira ocidental durante a tarde.

As previsões apontam ainda para subida da temperatura, uma tendência que deve manter-se até sábado.

Risco muito elevado de exposição à radiação UV

Com exceção de Viana do Castelo, que está em risco elevado de exposição à radiação UV, todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar esta quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

Na sexta-feira, o risco vai manter-se muito elevado no continente e no arquipélago da Madeira.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê para hoje níveis muito elevados para a ilha de São Miguel, elevados para o Faial e Flores e moderado para a Terceira.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’ e protetor solar.