Entre 2006 e 2014 foram vendidos em Portugal 1,4 milhões de carros a diesel que já não cumprem as normas de emissões. Estes veículos podem ser proibidos de circular em 11 cidades europeias se não forem trocados ou reparados.
Até 2020, apenas será permitida a circulação dos modelos pós-2014 em cidades como Madrid, Atenas e Paris, segundo o “Diário de Notícias”.
Após o escândalo das emissões que afectou várias marcas, as vendas de carros com motor a gasóleo estão a cair. Quase um terço (29%) dos alemães, por exemplo, está a pensar trocar o seu diesel.
No país de Angela Merkel, mais de três quartos (77%) dos donos dos stands já tiveram de baixar o preço dos automóveis. Os dados foram conhecidos depois de a ministra do Ambiente ter dito que as reparações propostas para os carros a gasóleo pelas marcas alemãs poderão ser insuficientes para cumprir os limites de emissões de óxido de azoto.
Em Portugal, a compra de carros a gasóleo também tem vindo a baixar lentamente, mas ainda é um dos países europeus com a maior percentagem de veículos a diesel.
“Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores é que pensam assim. Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina”, explicou ao "Diário de Notícias" o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa.