A PSP registou mais de dois milhões de denúncias de crimes nos últimos 10 anos, indicou esta quarta-feira aquela polícia, apelando para a importância de apresentação de queixas às autoridades para prevenção de ocorrência de novos crimes.
A PSP refere que esta data, que se assinala desde 1990, tem como objetivo sensibilizar a população para “a necessidade de proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime e dar a conhecer os mecanismos de reporte e denúncia disponíveis”, caso sejam vítimas de crime, o tenham presenciado ou tenham conhecimento de alguma informação.
Aquela polícia salienta que tem “uma especial preocupação com a temática da denúncia de crimes, tanto por parte das vítimas como de potenciais testemunhas”, disponibilizado em todo o país mais de duas centenas de locais para apresentação de queixas nas esquadras, 16 espaços de atendimento a vítimas de violência doméstica, seis postos policiais localizados nos hospitais de referência e três esquadras de turismo.
A PSP indica que nestes locais têm “permanentemente polícias disponíveis para informar os cidadãos e proceder ao registo formal de denúncias para subsequente comunicação às autoridades judiciárias”.
Além do atendimento presencial, a PSP refere que é também possível apresentar queixa através de correio eletrónico específico para crimes de violência doméstica (violenciadomestica@psp.pt) e para crimes contra animais (defesanimal@psp.pt).
Aquela força de segurança sublinha igualmente que a apresentação de uma denúncia de um crime às autoridades "constitui uma componente fundamental da estratégia de prevenção", tendo em conta que essa informação "é considerada na prevenção da ocorrência de novos crimes, e simultaneamente apoia a investigação criminal".
A PSP relembra ainda que existe também o número de emergência 112 para reportar crimes que estão a decorrer ou que acabaram de acontecer, tendo recebido no ano passado 76.176 chamadas sobre criminalidade.