O Governo chegou a acordo com a Força Aérea para libertar espaço aéreo em Lisboa. O anúncio foi feito esta terça-feira, no Parlamento, pelo ministro das Infraestruturas.
João Galamba disse aos deputados que, assim, será possível melhorar a operação do aeroporto Humberto Delgado.
Com o mesmo objetivo, o ministro das Infraestruturas adiantou que foi pedido um parecer à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a possibilidade de desviar voos executivos para o aeroporto de Tires, no concelho de Cascais.
Nestas declarações no Parlamento, João Galamba disse que, "em princípio", o Aeroporto de Beja também será utilizado para garantir a conectividade aérea durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
"Temos várias infraestruturas aeroportuárias no país e temos até uma francamente subutilizada, que é o Aeroporto de Beja, que também, em princípio, será utilizado para isto", disse o governante, durante uma audição parlamentar conjunta das comissões de Ambiente e Energia e de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, sobre os limites legais de ruído noturno pelo tráfego aéreo, a requerimento do PAN.