Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A ministra da Saúde, Marta Temido, diz que não há, até ao momento, casos da nova estirpe de Covid-19 em Portugal.
A governante explicou que têm sido feitos testes ao vírus qur circula e as amostrar recolhidas em novembro não apontam para a existência da mutação do vírus em território nacional.
Após a reunião do Governo para definir o plano de vacinação contra a Covid-19, Marta Temido reforçou que o país está preparado para começar a vacinar a 27 de dezembro e que os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário de São João, do Centro Hospitalar Universitário do Porto, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e Lisboa Norte.
“Escolhemos estas cinco estruturas porque elas representam o que é a rede de referenciação hospitalar do Serviço Nacional de Saúde, as instituições designadas de fim de linha”, afirmou Marta Temido.
Segundo a ministra, a vacinação continuará na primeira semana de janeiro, apesar de ainda não haver o calendário preciso porque depende da segunda entrega da Pfizer.
Nesse segundo momento haverá um alargamento da vacinação a outros estabelecimentos hospitalares, a outras unidades do Serviço Nacional de Saúde e "prioritariamente às estruturas residenciais para pessoas institucionalizadas", disse Marta Temido.