A Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, um voto de louvor, apresentado pelo CDS, pela nomeação como cardeal do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
António Carlos Monteiro, secretário da mesa da Assembleia da República, leu o voto, que destaca o simbolismo desta designação.
“Com a nomeação de D. António Marta como cardeal Portugal passa, pela primeira vez na história da Igreja Católica, a ter quatro cardeais no Colégio Cardinalício, onde já têm assento D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente”, refere o voto.
“O reconhecimento desta nomeação atesta o valor de D. António Marto, a sua simplicidade, espírito de serviço e sensibilidade, além de, como o próprio referiu, acentuar a ligação entre a Sé de Pedro e a Diocese de Leiria-Fátima.”
“A Assembleia da República, reunida em plenário, saúda e filicita o senhor D. António Marto, reconhecendo a dimensão maior da sua nomeação como cardeal uma distinção para a Igreja em Portugal e para o país”, sublinha a congratulação da Assembleia da República.
O voto foi aprovado pelo PSD, CDS e PS (exceto quatro deputadas que se abstiveram) e a abstenção dos restantes partidos à esquerda.