Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) coloca oito concelhos acima da linha vermelha dos 240 casos por 100 mil habitantes, registados entre os dias 2 de junho e 15 de junho (consulte aqui a lista completa em PDF).
Nessa lista, o concelho com a situação pandémica mais preocupante é Odemira, que regista 506 casos por 100 mil habitantes nesse período de duas semanas.
Segundo os dados da DGS, relativos à taxa de incidência por concelho - que é publicada semanalmente, à sexta-feira - os oito concelhos acima dos 240 casos por 100 mil habitantes são Albufeira, Grândola, Lisboa, Odemira, Ribeira Grande, Sardoal, Sertã e Sesimbra.
Os concelhos de Lisboa e Sesimbra surgem como os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (que passou a ter a circulação condicionada a partir das 15h00 desta sexta-feira) com mais casos por 100 mil habitantes: 306 e 337, respetivamente.
Aumentando a margem para os 120 casos por 100 mil habitantes, a linha vermelha que o Governo definiu como a linha de risco para os concelhos, há 40 concelhos com uma taxa de incidência superior a esse valor - mais 18 em relação à semana passada.
Desses 40, 18 pertencem à Área Metropolitana de Lisboa: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira (além dos já mencionados concelhos de Lisboa e Sesimbra).
Esta sexta-feira, foram registadas mais quatro mortes pela Covid-19 e mais 1298 novos casos. Só a região de Lisboa e Vale do Tejo registou três mortes e 862 casos no dia.