"Muitos milhões de euros", autarca de Odemira vai pedir apoios "rápidos e objetivos" ao Governo
11-08-2023 - 00:15
 • Ana Catarina André , Tomás Anjinho Chagas

Na véspera do dia em que a ministra da agricultura vai a Odemira às zonas afetadas pelo maior incêndio do ano (até agora), presidente da Câmara garante que os produtores não podem esperar muito tempo pelos apoios.

O presidente da Câmara Municipal de Odemira acredita que o incêndio que lavrou no concelho durante vários dias provocou danos que chegaram a "muitos milhões de euros".

Em declarações à Renascença, Hélder Guerreiro explica que ainda não terminou a contabilização dos estragos, mas é taxativo quando à ordem de grandeza: "Estamos a falar claramente de muitos milhões de euros de prejuízos neste território, sobre isso não há a mais pequena dúvida", garante.

O incêndio em Odemira, que deflagrou no passado sábado e só entrou em resolução na quarta-feira, consumiu mais de 8400 hectares. Estiveram no terreno mais de mil operacionais.

O autarca espera agora que as medidas de apoio aos agricultores afetados cheguem de forma “objetiva e rápida”.

“Não é possível que estes agricultores possam sobreviver sem um apoio nos próximos tempos para puderem comprar alimento para os seus animais, porque é isso que vão ter que fazer. Não têm forma de produzir alimentos no curto prazo”, referiu Hélder Guerreiro.