A Comissão Técnica Independente (CTI) entregou esta segunda-feira ao Governo o relatório final sobre as opções de localização para o novo aeroporto de Lisboa.
A presidente da CTI, Maria do Rosário Partidário, confirma à Renascença que Santarém mantém-se como opção para a construção da nova estrutura aeroportuária. Alcochete aparece identificado como a solução mais vantajosa.
Maria do Rosário Partidário diz que o concelho ribatejano está na listagem de opções: seja para aeroporto principal, seja como complementar à Portela.
“Santarém faz parte de duas opções estratégicas que estão previstas na resolução do Conselho de Ministros e que foram avaliadas como tal”, afirma a coordenadora da CTI.
Questionada se Santarém se mantém no relatório final, Rosário Partidário responde: “claro. Nem eu nem a Comissão Técnica Independente temos qualquer capacidade de decisão sobre o assunto”.
Nestas declarações à Renascença , a presidente da Comissão Técnica Independente diz que só na próxima semana, dia 22 de março, o relatório final ficará disponível publicamente, depois de receber luz verde da Comissão de Acompanhamento.
Seja como for, as conclusões mantêm-se: Alcochete aparece como a solução mais vantajosa. Foi também considerada viável a opção de Vendas Novas, nos mesmos moldes, isto é, primeiro em 'modelo dual', passando depois para aeroporto único.
O trabalho agora concluído pela CTI teve apenas como objetivo clarificar as conclusões, explica a coordenadora da CTI.
“Aquilo que é conhecido do relatório preliminar, as suas conclusões globais são exatamente as mesmas. O trabalho que nós fizemos foi anterior, foi um trabalho fundamentado, que ficou muito sólido e robusto, e as conclusões mantêm-se. O que fizemos agora foi esclarecer com base nos comentários recebidos. Havia aspetos que não estavam claros e nós tornamos mais claros”, explica Maria do Rosário Partidário.