Fernando Oliveira, antigo presidente do Vitória de Setúbal e que contratou José Mourinho como treinador da formação em 1987, sente um “regozijo enormíssimo” por ver o nome do técnico associado à equipa das quinas. É um “nome mundial”, mas que “será sempre de Setúbal”.
“Seria uma lufada de ar fresco para a nossa seleção. Eu não tenho dúvidas de que José Mourinho é o nome mais credenciado e capaz para orientar a seleção. Quer se goste ou não, é um treinador que impõe respeito aos adversários. É uma escolha que os portugueses vão gostar. Espero que isso aconteça”, diz, em Bola Branca.
O antigo dirigente, de 81 anos, contratou José Mourinho para a primeira experiência como treinador da carreira, no Vitória de Setúbal. Recorda um “rapaz inteligente” e com uma “capacidade acima da média”.
“Era amigo pessoal do pai, pelo que sempre nutri uma grande simpatia pela família. Desejei sempre o maior sucesso para ele”, recorda, em entrevista à Renascença.
Fernando Santos deixou a seleção na quinta-feira, depois de oito anos no comando técnico. Venceu um Europeu e uma Liga das Nações. A Federação Portuguesa de Futebol já procura novo treinador.
José Mourinho, de 59 anos, é um dos treinadores com mais sucesso na história do futebol, com 26 troféus conquistados na carreira, entre os quais duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europa e uma Liga Conferência.
O português tem contrato com a Roma, clube que orienta desde 2021/22. Antes, orientou o Tottenham, Manchester United, Chelsea, Real Madrid, Inter de Milão, Chelsea, FC Porto, União de Leiria e Benfica.