"Lourdes United" é uma e-peregrinação global que vai acontecer no santuáriomariano francês a 16 de Julho, a data do "aniversário da 18.ª e última aparição da Virgem Maria".
A partir da Gruta das Aparições, este dia promete reunir "milhões de pessoas de todos os continentes, através da televisão, rádio e redes sociais, sob o signo da esperança e da solidariedade", indica a organização.
Vão ser 15 horas em direto, em 10 línguas diferentes, incluindo a Portuguesa. O programa prevê as "transmissões das celebrações, procissões, rosários e orações".
Participam "personalidades religiosas e civis, testemunhando o papel que Lourdes desempenha nas suas vidas".
Quem quiser assistir a este grandioso evento, pode fazê-lo aqui.
"Multigeracional e multicultural, a e-peregrinação 'Lourdes United' reunirá todos aqueles que, nos quatro cantos do mundo, vêem Lourdes como um farol de fé, compromisso, partilha e esperança.", avançam os organizadores.
A organização recorda que "o mundo enfrenta uma crise económica e social sem precedentes, aliada a uma busca sem precedentes de significado. A fraternidade, a generosidade e a esperança que o Santuário carrega há 162 anos nunca foi tão essencial".
Fechado há mais de dois meses, o que aconteceu pela primeira vez na sua história por causa da pandemia da Covid-19, o Santuário de Lourdes teve todas as peregrinações canceladas e espera uma perda de oito milhões de euros.
Apesar da sua reabertura parcial, só poderá acolher um número muito limitado de peregrinos, de acordo com um protocolo sanitário rigoroso.