O governo angolano confirma que o corpo de José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola, chega este sábado à tarde ao país. A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Angola, que cita o Governo de Luanda.
De acordo com um comunicado da Comissão para a Organização da Cerimónia Fúnebre enviado hoje ao Jornal de Angola, "a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”
Mas a SIC Notícias tem informações de que o funeral poderá ocorrer dia 29 de agosto, depois das eleições angolana.
Ao início da manhã foi divulgado que o tribunal de Barcelona tinha aceite o recurso interposto pela filha Tchizé dos Santos, com o objetivo de impugnar a saída dos restos mortais do ex-Presidente de Angola de Espanha.
A filha do antigo Presidente de Angola tinha ameaçado, na quinta-feira, recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, se a Justiça espanhola não recuasse na decisão sobre a entrega do cadáver à ex-mulher.
Filhos mais velhos desconheciam entrega de corpo
Duas fações da família dos Santos disputam na justiça quem ficará com a guarda do corpo: De um lado, está Tchizé dos Santos e os irmãos mais velhos, que se opõem à entrega dos restos mortais à ex-primeira-dama e são contra a realização de um funeral de Estado antes das eleições de 24 de agosto para evitar aproveitamentos políticos; do outro, está a viúva Ana Paula dos Santos e os seus três filhos em comum com José Eduardo dos Santos, que reivindicam também o corpo e querem que este seja enterrado em Angola nos próximos tempos.