Como funciona o "play-off" para o Mundial 2022? Quais os adversários possíveis?
14-11-2021 - 22:43
 • Renascença

"Play-off" disputado em março por 12 seleções, distribuídas por três torneios. Portugal é cabeça de série, pelo que sabe que joga a meia-final em casa contra uma equipa do pote 2.

O "play-off" de acesso ao Mundial 2022 tem um formato diferente do habitual. Doze seleções, entre elas Portugal, serão distribuídas por três torneios com formato "final four", com meias-finais e final a uma só mão.

Qualificaram-se os dez segundos classificados dos grupos de apuramento europeu e os dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não tenham garantido acesso direto ao Qatar (ou ao próprio "play-off").

Portugal é cabeça de série e sabe que jogará em casa na meia-final, em que terá pela frente uma das equipas do pote 2: Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria ou República Checa.

A equipa de Fernando Santos sabe que, na meia-final, escapa às seleções com que partilha o pote 1: Itália, Escócia, Rússia, Suécia e País de Gales.

No entanto, na final, cujo palco ficará definido no sorteio, não há impedimentos no que toca a adversários. Ao todo, há três vagas para o Qatar. Apuram-se os vencedores das três finais do "play-off".

O sorteio realiza-se a 26 de novembro. As meias-finais estão marcadas para 24 e 25 de março de 2022. As finais jogam-se a 28 e 29 de março.

Potes do sorteio


Pote 1: Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales

Pote 2: Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria, República Checa

[notícia atualizada às 16h15 de dia 18 de novembro de 2021]