O Estádio do Dragão é o "palco perfeito" e o FC Porto um adversário apetecível para o Barcelona de Xavi Hernández espantar os "fantasmas" das Ligas dos Campeões passadas.
Xavi tenta fazer desta visita ao Porto, a contar para a segunda jornada do grupo H, uma espécie de "Conto de Natal", para que o Barça possa, finalmente, voltar aos tempos áureos nas provas europeias.
"Parece que estamos a ver fantasmas na Champions. Aqui também se ganhou muita coisa e jogadores que já ganharam muito. O Gundogan e o Cancelo são campeões europeus [pelo Manchester City, na última época]. Vai correr bem, temos de pensar positivo numa nova época. Temos um plantel diferente, com mais experiência. Temos de competir, tentar importar personalidade, dar um passo em frente. É por aqui que temos de centrar a nossa competição", salienta.
O técnico "blaugrana" elogia o FC Porto, que "faz transições muito boas" e "fecha bem a defesa", mas também gosta de ter a bola, "faz boa pressão e tem uma forma espetacular de disputar duelos", o que exige que os catalães joguem "com todo o caráter do mundo e sem complexos". Para Xavi, o Dragão é o palco ideal para regressar às grandes noites do Barça na Champions:
"Temos fé e esperança. É preciso ter, nesta competição. Esta competição entusiasma, achamos que podemos mudar e amanhã [quarta-feira] vamos ter um encontro grande contra um histórico europeu, uma equipa dinâmica, agressiva e um treinador muito bom. É o palco perfeito para fazer uma grande partida."
Ainda assim, Xavi descarta que este seja o jogo mais importante da fase de grupos: "Não penso assim. Penso em obter os três pontos. É um rival difícil, histórico. O Dragão é espetacular, para grandes jogadores."
Elogios para Sérgio Conceição
O treinador do Barcelona lembra, ainda, a figura histórica de Deco, diretor desportivo dos catalães, estrela de um FC Porto em que foi colega do atual treinador dos dragões, Sérgio Conceição. Partilharam balneário no Dragão em 2003/4, ano em que a equipa portista conquistou a Liga dos Campeões (sem contributo de Sérgio, contudo).
"Falo com o Deco quase todos os dias. Estamos em contacto sempre. Fomos colegas, é um histórico do FC Porto. O FC Porto foi campeão europeu com Mourinho, Deco, Costinha, Maniche... Será muito forte amanhã. Sérgio Conceição faz muito bem as coisas, compete bem há anos em Portugal e na Champions também. Foi campeão europeu duas vezes", enaltece Xavi.
O FC Porto-Barcelona está marcado para quarta-feira, às 20h00, e terá relato exclusivamente online, em direto do Dragão, e acompanhamento ao minuto, no site da Renascença, em rr.pt.