O Governo, pela ministra Mariana Vieira da Silva, anuncia que será necessário apresentar um teste negativo à Covid-19 para aceder a determinados eventos desportivos, culturais e familiares.
Os estádios e pavilhões podem abrir ao público, a partir de 14 de junho, como tinha já informado António Costa, com lotação restrita a 33% e com lugares marcados, mas há determinados eventos que poderão ser acessíveis, mediante a apresentação de um teste com resultado negativo.
A ministra da Presidência esclarece que "a Direção-Geral da Saúde vai determinar o número de pessoas a partir do qual será exigido teste para acesso a esses eventos". "O número será determinado pela DGS. A partir do momento em que a norma for publicada, os testes serão obrigatórios", reforça.
A situação sofrerá uma evolução, a partir de 1 de julho, quando o Certificado Verde Digital (CVD) for uma realidade em Portugal. O CVD que funcionará como comprovativo de vacinação, recuperação da Covid ou de testagem, e será suficiente para aceder aos eventos que a DGS determine como obrigatória a apresentação de uma prova "covid-free".
"Enquanto [o CVD] não existe, o comprovativo terá ser apresentado através do resultado de um teste", sublinha Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa, esta quarta-feira, após o Conselho de Ministros.
O público pode regressar aos recintos desportivos a 14 de junho, mas aguarda-se pelo anúncio da DGS para perceber em que eventos será necessária a realização de teste. O Governo renovou a situação de calamidade até 27 de junho.