A entrada no Congresso Nacional do Partido Socialista, que decorre no próximo fim de semana, só será possível com certificado digital para a Covid-19 ou com um teste negativo à entrada do recinto. As medidas já conhecidas quanto ao distanciamento físico e ao uso de máscara também serão aplicadas.
Em comunicado, o PS realça a vacinação completa de 70% da população portuguesa e garante que o evento, a decorrer na Portimão Arena entre os dias 28 e 29 de agosto, irá respeitar as regras de segurança sanitária da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O partido também avança com o programa para a manhã de sábado, dia 28 de agosto, que começará com uma intervenção do presidente do partido, Carlos César, e encerrará com o discurso do secretário-geral, António Costa.
"Irão usar da palavra também a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e o Presidente da Federação do Algarve e presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Luís Graça", acrescenta o comunicado.
À tarde, falam Ferro Rodrigues e a votação de moções políticas começará às 20h00, "não estando prevista interrupção dos trabalhos para jantar."
As eleições para os órgãos nacionais são no domingo, dia 29 de agosto, e António Costa falará novamente para encerrar os trabalhos, ao final da manhã.
O 23.º Congresso do PS estava marcado para junho, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19. Daniel Adrião, que perdeu para António Costa a corrida à liderança do partido nas eleições de junho, pediu um novo adiamento, mas o presidente do PS recusou a hipótese.