Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O campeonato de futebol pode ser retomado a partir de meados de maio, mas com jogos à porta fechada, apurou a Renascença. O Governo vai sugerir à Liga de Clubes o dia 18 de maio como a data em que os campeonatos podem ser retomados, sendo que fica a cargo do organismo decidir a data concreta do regresso.
De acordo com as informações apuradas, a data do regresso da competição estará, no entanto, dependente da evolução da pandemia da Covid-19 na primeira quinzena do mês, após a saída do país do estado de emergência.
Depois da reunião de terça-feira, em São Bento, entre o primeiro-ministro e os presidentes do FC Porto, Sporting, Benfica, Liga de Clubes e Federação Portuguesa de Futebol, António Costa vai anunciar amanhã, quinta-feira, o regresso das competições.
Há clubes que já retomaram os treinos, sendo que outros vão retomar a atividade na próxima semana, após o fim do estado de emergência.
À saída do encontro de terça-feira, António Costa garantiu que a decisão será analisada "entre técnicos da FPF, com a Liga e as autoridades de saúde".
A possibilidade de usar menos estádios, e fazê-lo numa localização geográfica mais confinada, "enquadra-se na avaliação do risco", explicou Fernando Gomes em São Bento, e na tentativa de aferir "a prudência da retoma".
Falando depois do encontro, o secretário de Estado do Desporto reconheceu o impacto económico do futebol em Portugal, mas admitiu que a prioridade é a saúde pública.
"Está para haver alguma atividade física, alguma prática desportiva. Em relação à competição profissional e a terminar esta época, há uma análise em curso que envolve as autoridades de saúde e especialistas que a Federação Portuguesa de Futebol [FPF] e a Liga de clubes [LPFP] envolveram neste processo", disse João Paulo Rebelo.
A realização de jogos à porta fechada vai de encontro à opinião do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que, em declarações a Bola Branca, explicou que é possível realizar os jogos que faltam até á conclusão do campeonato, desde que sejam à porta fechada.
“Naquilo que é a experiência que temos neste tipo de situação epidémicas ou pandémicas neste caso, temos que ter muito cuidado. Fazer jogos à porta fechada é possível, tomando medidas para salvaguardar a saúde dos jogadores, dirigentes, treinadores e as outras poucas pessoas. Mas em relação aos jogos terem assistência acho que é complicado”, referiu.
Portugal é um dos países europeus onde a temporada de futebol na I Liga poderá terminar, depois de países como França e Holanda já terem decidido que a bola só volta a rolar na próxima temporada devido à Covid-19.
A informação da retoma dos campeonatos profissionais em Portugal surge no mesmo dia em que foi anunciado o fim dos campeonatos de andebol, voleibol, basquetebol e hóquei em patins, sem campeões.
De acordo com o boletim diário da DGS, Portugal regista 24.505 casos positivos de Covid-19, 973 óbitos e 1470 casos recuperados.