Um grupo de 12 idosos do Centro Social de Pousos de Leiria participou, esta quarta-feira, na audiência do Papa Francisco, em Roma.
A viagem aconteceu depois de a instituição ter recebido um convite do Papa Francisco, que leu uma carta enviada por estes idosos já no início do ano.
O grupo esteve muito próximo de Francisco e foi surpreendido quando o Papa quis estar individualmente com cada um dos 12 idosos portugueses.
“Não imaginávamos que isto pudesse acontecer, a expectativa não estava tão alta”, diz à Renascença Alexandra Neves, uma das coordenadoras do grupo.
Durante o tempo em que privaram com o Papa Francisco os idosos ofereceram garrafas com o vinho produzido no centro social, um terço trabalhado por uma das idosas e um quadro com a imagem da Nossa Senhora de Fátima. Em troca, o Papa falou com cada um individualmente, abençoando-os e oferecendo ainda um terço.
Alexandra Neves fala de um momento inesquecível para o grupo. “Foi a coisa mais maravilhosa que lhes aconteceu, diziam que se morressem agora morriam felizes”, conta a coordenadora.
Os idosos ficaram visivelmente felizes e emocionados dando vários abraços de grupo, relata.
Também a catequese do encontro foi centrada na urgência de dar atenção e cuidados aos mais velhos. Alexandra Neves considera que o texto foi escrito a pensar neste centro social que, de acordo com a coordenadora, foi referenciado várias vezes durante a cerimónia.
Um dia inesquecível para os 12 idosos e para os 13 cuidadores de Leiria que vão continuar por Roma, regressando a casa esta quinta-feira.