Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O primeiro-ministro está a cumprir um período de confinamento profilático, na sequência de ter estado em contacto com um membro do gabinete que está infetado com Covid-19. A informação é avançada num comunicado enviado à Renascença.
O isolamento foi decretado pelas autoridades de saúde, não obstante António Costa já ter as duas doses da vacina há mais de mês e meio e de ter cumprido as regras de distanciamento físico e uso de máscara.
O primeiro-ministro já fez um teste, que deu negativo, e não tem quaisquer sintomas da doença. Vai, por isso, manter toda a atividade executiva, mas à distância.
Esta é a segunda vez que António Costa fica em isolamento profilático devido a ter estado com uma pessoa infetada. A primeira vez foi em dezembro de 2020, depois de ter estado com o Presidente francês, Emmanuel Macron.
Contudo, ainda esta semana o chefe do executivo teve de ser testado por ter estado no mesmo evento (cimeira europeia) que o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, que estava infetado.
As autoridades não consideraram, então, que este encontro representasse um contacto de risco, dado António Costa ter a vacinação completa e ter cumprido as regras do distanciamento e de uso da máscara. Não foi, por isso, decretada a quarentena.