O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Vaticano, num clima de grande afecto e cordialidade entre ambos.
Ao ser cumprimentado por um Francisco sorridente, Marcelo ficou visivelmente comovido. Os dois entraram depois para a biblioteca, onde é habitual serem recebidos os chefes de Estado no Vaticano. Aí estiveram reunidos a sós durante meia hora e conversaram em espanhol.
À saída, deu-se a também habitual troca de presentes. Marcelo entregou ao Papa um conjunto de paramentos, casulas e estolas para os vários tempos litúrgicos, com a assinatura do arquitecto Siza Vieira, e levou, da sua colecção particular, um registo de Santo António.
O Papa retribuiu com uma medalha do pontificado em bronze, onde figuram dois ramos de oliveira que se entrelaçam em sinal de paz, segundo explicou. Colocando a mão no ombro de Marcelo, Francisco referiu que “os políticos são chamados a construir a paz”.
De seguida, ambos posaram para a fotografia oficial e o Presidente desceu para se encontrar com o cardeal secretário de Estado.
O Presidente da República segue depois para Madrid, onde tem encontro marcado com o Rei de Espanha, Felipe VI, no Palácio da Zarzuela.