Presidente da Câmara do Funchal renuncia ao cargo
27-01-2024 - 14:37
• Renascença
O autarca madeirense é um dos nomes envolvidos na operação judicial que já fez cair o presidente do Governo regional, Miguel Albuquerque.
O presidente da câmara do Funchal, Pedro Calado, terá decidido renunciar ao cargo, este sábado, avança o jornal Expresso, que cita fonte próxima do autarca.
O advogado de Pedro Calado já confirmou a informação aos jornalistas.
"Vai renunciar, sim. Entendeu que era a medida adequada face às atuais circunstâncias", afirmou Paulo Sá e Cunha, no Campus de Justiça, em Lisboa, onde decorreu o primeiro interrogatório judicial.
Pedro Calado terá optado por abandonar o cargo antes mesmo de ser ouvido pelas autoridades no âmbito do inquérito judicial.
Cristina Pedra, a até agora vice-presidente, assume o lugar.
O autarca madeirense é um dos nomes envolvidos na operação judicial que já fez cair o presidente do Governo regional, Miguel Albuquerque, e aguarda pelo interrogatório judicial, que decorre durante este sábado, em Lisboa.
Na casa de Pedro Calado a Polícia Judiciária terá encontrado 30 mil euros em dinheiro.
Segundo a Polícia Judiciária, em causa estão suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência.
Entretanto, mantêm-se os apelos dos partidos da oposição na Madeira para que o Presidente da República convoque eleições.
[notícia atualizada às 15h30 com declarações do advogado Paulo Sá e Cunha]