Duas vezes campeão europeu (1987 e 2004), o FC Porto já esteve nove vezes nos quartos de final da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões. Hoje tentará a décima qualificação da sua história frente à Juventus, em Turim.
O clube português com mais presenças (24) em fase de grupos da Champions, desde a sua criação em 1992, e um dos mais assíduos - apenas Real Madrid e Barcelona têm mais presenças (25), passou pelos "quartos" sempre nesta nova era, com exceção de 1987, ano em que conquistou o título em Viena.
A qualificação para a próxima fase significaria, ainda, um encaixe automático de mais 10,5 milhões de euros. Para atingir estes números é necessário eliminar a Juventus, equipa candidata a vencer o troféu e que conta com Cristiano Ronaldo como principal arma.
Será o sétimo jogo entre os dois clubes, o primeiro após uma vitória da equipa portuguesa. O marcador em Turim começa com 2-1 favorável ao FC Porto, graças ao triunfo na 1.ª mão.
Uma vantagem curta, mas uma vantagem que, desde logo, abre a porta da próxima fase aos dragões, em caso de empate. Taremi, que marcou no Dragão, assegura, no entanto, que o FC Porto entrará em campo a pensar em vencer. Se assim não for, adverte, a probabilidade de insucesso será maior.
Pepe, Corona e Grujic estão em dúvida, devido a problemas físicos, mas Sérgio Conceição recupera Mbemba. Caso Pepe e Corona tenham autorização médica, o Porto apresentar-se-á na máxima força e o treinador deverá manter o 4-4-2 habitual, com Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio e Corona; Marega e Taremi.
Andrea Pirlo, treinador da Juventus, diz estar preparado para um Porto no seu estilo tradicional, mas também com um sistema de três defesas. Os italianos deverão apresentar-se dessa forma, ao contrário do que aconteceu no jogo da 1.ª mão. Bentancur, com Covid-19, e Danilo, a cumprir castigo, são as ausências numa equipa que, observa Sérgio Conceição estará mais fresca do que o FC Porto.
O treinador português está bem consciente da dimensão do obstáculo que tem pela frente, mas manifesta confiança num desempenho que permita à sua equipa seguir em frente na competição.
Bjorn Kuipers, holandês que esteve na despedida do Benfica da atual edição da Liga Europa, no jogo com o Arsenal, é o árbitro nomeado pela UEFA. O Juventus-FC Porto, a contar para a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, é esta terça-feira às 20h00, em Turim. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
[notícia atualizada às 12h39, de terça-feira, com a informação sobre a indisponibilidade Bentacur]