Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A prática de todas as modalidades desportivas e o acesso do público aos estádios de futebol deverão voltar a ser permitidos a partir de 3 de maio, de acordo com o plano de desconfinamento divulgado esta quinta-feira.
A 5 de abril, passam a ser autorizadas as "modalidades desportivas de baixo risco" e a atividade física ao ar livre até quatro pessoas. Os ginásios podem reabrir também a partir desse dia, ainda que sem aulas de grupo.
A 19 de abril, passa a ser permitida a prática de modalidades desportivas de "médio risco", tal como atividade física ao ar livre até seis pessoas.
A 3 de maio, todas as modalidades desportivas passam a ser autorizadas, assim como toda a atividade física ao ar livre. Râguebi e artes marciais, por exemplo, eram considerados de alto risco, na primeira vaga. Aí, os ginásios poderão, finalmente, receber aulas de grupo.
É também na última fase do plano que está contemplada a realização de "grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação". Isto deverá implicar o regresso efetivo do público aos estádios, mais de um ano mais tarde. Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspenso todo o desporto em Portugal, incluindo futebol, e entrou em vigor o primeiro estado de emergência.
Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.
O primeiro-ministro, António Costa, divulgou, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento para a terceira vaga da pandemia do novo coronavírus. A reabertura dos serviços arranca a 15 de março, próxima segunda-feira. No entanto, só em abril é que começam a ser levantadas as restrições ao desporto amador, não equiparado a profissional.