Os utilizadores que viram os seus dados expostos e utilizados pela empresa Cambride Analytica vão começar a receber, esta segunda-feira, uma notificação no topo da página principal a informar que os seus dados foram utilizados pela consultora.
De acordo com o comunicado da empresa de Sillicon Valley, os utilizadores passarão a receber uma mensagem no topo do seu “feed” de notícias - a página principal da rede social, onde recebe informações sobre os seus amigos e páginas que segue - que indica caso os seus dados constavam na “lista” da Cambridge Analytica.
Os utilizadores poderão receber dois tipos de mensagem: uma, com uma breve explicação sobre como pode melhorar a sua privacidade na rede - que indica que os seus dados não foram recolhidos - e outra, mais longa, onde o Facebook explica como a sua informação foi usada pela consultora britânica.
Uma estimativa da empresa prevê que a Cambridge Analytica terá recolhido cerca de 63.080 utilizadores do Facebook em Portugal. A aplicação "thisisyourdigitallife", criada por Alexandr Kogan, terá sido utilizada por 15 pessoas em Portugal, mas como a aplicação recolhia dados de todos os amigos destas pessoas, a rede social estima que o número de afectados em Portugal ronde os 63 mil.
A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter recuperado dados de milhões de utilizadores da rede social, sem o seu consentimento, para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.