O Partido Social Democrata (PSD) decidiu votar a favor das propostas de lei apresentadas pelo governo para reforçar a paridade entre homens e mulheres no poder político e nos cargos dirigentes da administração pública.
A informação foi avançada à agência Lusa esta quinta-feira por uma fonte da direção da bancada parlamentar social-democrata. A mesma fonte adiantou que não haverá liberdade de voto na matéria.
A aprovação dos diplomas do governo na generalidade fica assim garantida, depois de o Partido Socialista (PS) e o Bloco de Esquerda (BE) terem confirmado que vão votar a favor. Os ecologistas do PEV vão abster-se e o Partido Comunista Português (PCP) já anunciou que votará contra. O CDS-PP deu, por sua vez, liberdade de voto à bancada, prevendo-se que aí predominem os votos contra.
No debate desta manhã em plenário, o PSD já tinha anunciado que viabilizaria os diplomas, ou seja, que não votaria contra. Contudo, impôs várias condições para o debate das propostas em sede de especialidade.