O ministro para a Segurança Energética Grant Shapps foi nomeado ministro da Defesa esta quinta-feira, substituindo Ben Wallace, que formalizou a demissão que tinha previamente anunciado.
Shapps, de 54 anos, um apoiante de Rishi Sunak nas eleições para a liderança do Partido Conservador, é um dos mais experientes membros do Governo por ter ocupado as pastas da Economia, Administração Interna, Transportes, e Desenvolvimento Internacional.
A mudança deverá resultar numa pequena remodelação governamental.
Ben Wallace, de 53 anos, oficializou hoje a demissão de ministro da Defesa após ter manifestado durante o verão a intenção de se retirar da vida política.
Eleito deputado em 2005, esteve nove anos no governo, quatro dos quais como Ministro da Defesa.
Este ano assumiu-se como candidato à sucessão de Jens Stoltenberg à frente da NATO, mas não obteve o apoio dos Estados Unidos e o norueguês prolongou o mandato por mais um ano, até outubro de 2024.
Apesar de ser reconhecido pelo papel no apoio à Ucrânia face à invasão russa, Wallace protagonizou uma polémica na cimeira da NATO em Vilnius, em julho, quando afirmou que o Reino Unido não era um serviço de entrega de armas da Amazon e instou Kiev a ser sensato e a "mostrar gratidão" aos seus apoiantes.