Na Lua, veste-se Prada. Revelado novo fato de astronautas da NASA
16-10-2024 - 17:00
 • Ana Kotowicz

A parceria foi anunciada em 2023 e, agora, foram partilhadas as imagens dos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão vestir.

Foi apresentado em Milão, mas não durante a semana da moda. A parceria da Prada com a Axiom Space — e que resulta num novo fato espacial para a NASA — foi revelada ao mundo na cidade italiana durante o Congresso Internacional de Astronáutica.

Desde 2023 que se sabia que o novo fato estava a ser produzido, mas os detalhes conhecidos eram poucos.

Agora, o Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU) — o nome oficial do traje — foi mostrado ao vivo e a cores que, neste caso, são apenas três: branco (muito branco), cinza e vermelho Prada, claro.

Para já, o fato espacial é apenas para ser visto e não usado. Apenas em 2026, data prevista para a missão Artemis 3, deverá cobrir o corpo dos astronautas da Agência Espacial Americana que irão viajar até à Lua, a primeira missão deste género depois do Programa Apollo que, entre 1961 e 1972, tentou (e conseguiu) levar o Homem à Lua.

Segundo a apresentação, as características do fato foram pensadas para suportar temperaturas extremas no polo sul lunar e, em contrapartida, suportar também as temperaturas mais baixas durante, pelo menos, duas horas.

Para as caminhadas espaciais, o fato tem autonomia de oito horas.

"Estou muito orgulhoso do resultado daquilo que estamos a mostrar hoje, que é apenas o primeiro passo de uma colaboração de longo prazo com a Axiom Space", disse o diretor de marketing da Prada, Lorenzo Bertelli, citado num comunicado da marca de luxo.

Já Matt Ondler, presidente da Axiom Space, enalteceu o design que nasceu da parceria. "A inovação realmente acontece quando reunimos equipas diversas, com origens diversas, formações diferentes e habilidades diferentes."

Em setembro, uma outra marca de roupa, a francesa Pierre Cardin, revelou o fato que desenhou para a ESA, a congénere europeia da NASA. Esse traje espacial será usado no centro da Agência Espacial Europeia em Colónia, Alemanha.

Outra marca de luxo, o grupo hoteleiro Hilton, também se envolveu nas viagens espaciais. Em vez de fatos, aposta naquilo que é o seu core business e está a trabalhar com Voyager Space para a criação de suites para a tripulação de bordo da Starlab, uma futura estação espacial em órbita baixa da Terra.