O comentador Luís Marques Mendes defende uma auditoria externa ao caso Banif.
No seu habitual espaço na SIC, o conselheiro de estado referiu que há muitas questões em aberto sobre este processo e quer o anterior Governo do PSD-CDS, quer o actual governo PS, têm muitas explicações a dar.
“Num país normal já deveria estar nomeada uma auditoria externa independente para averiguar tecnicamente todos estes factos. Dar respostas a várias questões e surpreende-me muito a passividade do PSD – que não o exige como deveria exigir -, surpreende-me que o Governo não faça nada – parece-lhe que lhe dá jeito que a dúvida se instale – como também me surpreende que o Banco de Portugal que podia mandar fazer para pôr tudo em pratos limpos. Depois a comissão parlamentar de inquérito fazia o seu juízo político”, disse.
Marques Mendes critica ainda o PSD pela gestão deste caso nos últimos oito dias, alertando para o facto de o Governo anterior perder o capital de credibilidade no campo financeiro ao não saber dar explicações sobre este caso.
“O PSD devia ter dito: ‘resolução apoiamos, mas discordamos completamente que sejam os contribuintes a pagar os encargos porque num caso semelhante quando estávamos no poder, nós fizemos ao contrário’. Não, andou aqui para a frente e para trás. O PSD tem de ter cuidado, continua a subestimar António Costa e faz mal e parece um conjunto de aprendizes de política à beira de António Costa e sobretudo porque a grande marca de credibilidade do PSD de Passos Coelho é a credibilidade no domínio financeiro. António Costa atirou com esta suspeita ao coração da credibilidade do PSD e o PSD não soube defender-se”, acrescentou.