O Ministério da Educação esclareceu esta terça-feira que as escolas têm autonomia para decidir se encerram ou não, face às consequências do mau tempo que se faz sentir em Lisboa desde ontem à noite.
O gabinete de João Costa assegurou à Renascença que o Ministério está a acompanhar a situação, mas para já não há uma indicação de encerramento generalizado das escolas.
A reportagem da Renascença encontrou o Liceu Camões e Escola Secundária Filipa de Lencastre de portas fechadas, mas não são casos únicos.
A Renascença sabe que, por exemplo, também a Escola das Laranjeiras, em São Domingos de Benfica, não está aberta, assim como a Escola Pedro Santarém, em Benfica, ou a Escola Victor Palla e Escola Luisa de Gusmão, do Agrupamento Nuno Gonçalves.
A autonomia das escolas foi decidida num contexto de inundações e corte de acessos em Lisboa, que continua sob alerta vermelho por causa do mau tempo.
A Proteção Civil pede à população da Grande Lisboa que evite ao máximo sair de casa, inclusivamente para o trabalho, e já alertou que a chuva forte vai voltar a cair ao final da manhã.