Argel, antigo defesa de Benfica e FC Porto, considera que os dragões conquistaram a posição de favoritos para o clássico desta quinta-feira, no Estádio do Dragão. Ainda assim, as águias de Veríssimo “não têm nada a perder”. O jogo desta quinta-feira “será diferente do da Taça”.
“Neste momento o FC Porto é favorito, o que não significa que vai ganhar o jogo”, explica, em Bola Branca. “Neste momento, o Benfica vai ao Porto para contrariar o favoritismo do FC Porto. E acho que tem uma oportunidade única, porque não tem nada a perder”, diz.
Com a vitória por 3-0 no encontro da Taça de Portugal e o primeiro lugar no campeonato, o FC Porto “conseguiu o favoritismo”. Do outro lado, Nélson Veríssimo com “dois dias de trabalho” não tem “responsabilidade no resultado”, como tal, é o melhor momento “para fazer alterações” e jogar “solto, com coragem”.
O FC Porto entra em campo, na 16ª jornada do campeonato, sem Evanilson (suspenso) e Luis Díaz (infetado com Covid-19). Já o Benfica visita o Dragão sem Grimaldo (infetado com Covid-19), Otamendi (suspenso) e Darwin (lesionado). Para Argel, os encarnados têm “os desfalques de maior peso”.
“Perde Grimaldo, Darwin e Otamendi, a juntar a Lucas Veríssimo. Sem dúvida nenhuma, o Benfica vai para este clássico um pouco mais enfraquecido”, admite, em entrevista à Renascença.
O Benfica estreia também Nélson Veríssimo no comando da equipa. O treinador, que estava ao serviço da equipa B, tem uma abordagem táctica diferente da de Jorge Jesus e, segundo Argel, o técnico “vai mudar a forma da equipa jogar” e, em particular, “mudar o sistema”.
“Vejo que o Veríssimo gosta de jogar em 4-3-3, por isso acho que vai haver uma mudança do sistema. Mas isso não é o mais importante, o que importa é a atitude dos jogadores: se houve um problema com Jesus, esta é a altura de os jogadores darem uma resposta”, sublinha.
Estas possíveis alterações podem complicar a preparação do jogo do lado do FC Porto, ainda assim o antigo internacional brasileiro lembra que “Sérgio Conceição sabe que vai encontrar um Benfica muito diferente da Taça”.
“O FC Porto perde dois jogadores importantes, mas é uma equipa que já joga junta há muito tempo, que tem um padrão de jogo, um ADN. Mas Sérgio Conceição sabe que este jogo vai ser muito mais difícil”, conclui.
Argel, de 47 anos, representou o FC Porto em 2000. Depois de uma passagem pelo Palmeiras, o defesa central regressou a Portugal pela porta do Benfica, clube que representou entre 2001 e 2004. Ao todo, conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma supertaça.
O FC Porto-Benfica, da 16ª jornada, está agendado para as 21H00 desta quinta-feira, no Estádio do Dragão. O jogo terá relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.