A Sociedade Portuguesa de Oncologia lançou, neste mês de abril, o Clube de Oncologia dos Grupo de Trabalho Patients' Advocate da Sociedade Portuguesa de Oncologia.
A ação promovida pela Sociedade Portuguesa de Oncologia abarca um programa itinerante que irá passar por vários pontos do país.
A médica oncologista e coordenadora do Clube de Oncologia, Susana de Sousa, disse à Renascença que este projeto é "um trabalho para a comunidade", que passa por "falar deste vasto tema que é o cancro para quem, na comunidade, achar que faz sentido ouvir, não só os nossos doentes ou doentes oncológicos, e quem com eles lida, a sua família, os seus amigos, os seus cuidadores, mas também a população em geral", numa conversa "o mais informal possível".
"Isto tem muito interesse na população", afirma. "Saber mais sobre isto, não só sobre a questão do diagnóstico do cancro ou tratamentos, mas o que fazer para evitar, se é que é possível, os rastreios, os fatores de risco."
"Fala-se muito, hoje em dia, da literacia em saúde, isto não deixa de ser uma vertente de literacia em saúde", reforça.
Em comunicado, Susana de Sousa sublinha que "o Clube de Oncologia pretende, a cada edição, discutir os mais variados temas que façam sentido nesta área tão abrangente, duma forma isenta, adequada, precisa, clara e que a audiência capte, entenda e valorize. Em destaque vamos ter assuntos tão diversos desde rastreio, diagnóstico, tratamento, seguimento, cuidados paliativos ou outros que fizerem sentido e a audiência estiver disposta a conversar sobre o grande tema que é a Oncologia."
A estreia desta ação decorrerá na Biblioteca Municipal de Óbidos no dia 6 de abril, às 17h00, sendo que a segunda edição está agendada para 17 de maio na Biblioteca Municipal de Penafiel. O acesso é livre a toda a população.