A Proteção Civil lançou esta sexta-feira um aviso à população por causa dos efeitos do frio previsto para este fim de semana.
A previsão para os próximos dias, até segunda-feira, é de continuação de tempo frio, vento forte no litoral e terras altas, formação de gelo ou geada, em especial no interior e precipitação na região Sul e queda de neve a cotas baixas.
Em função disso, a Proteção Civil alerta para as possíveis consequências destas condições meteorológicas, nomeadamente o risco de “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras” e “incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”.
Aos automobilistas avisa-se para a “eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente” e ainda o “aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo”.
A instituição avisa ainda para a necessidade de “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo” e avisa que a sensação de frio vai ser maior “pela conjugação da temperatura mínima baixa e do vento intenso”.
Assim, a população deve evitar a exposição prolongada ao frio, mantendo-se bem agasalhada e protegendo especialmente as extremidades.
Aconselha-se ainda “especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex.: braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte” e “uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras”, sendo que estes e outros dispositivos de aquecimento devem ser desligados durante a noite.
Os condutores devem ainda ter cuidado com a possibilidade de formação de gelo na estrada, adotando uma condução defensiva.