Jerónimo de Sousa vai discursar pela última vez como líder do PCP no próximo sábado, no arranque dos trabalhos da Conferência Nacional do partido, segundo avançam fontes comunistas à agência Lusa.
A quarta Conferência Nacional do PCP vai ter início pelas 10h30 de sábado, no Pavilhão do Alto do Moinho, em Corroios, no Seixal, e Jerónimo de Sousa fará a sua última intervenção como secretário-geral às 11h00, dando início aos trabalhos da conferência que procura reenquadrar o partido face à realidade do país - a maioria absoluta do PS, um grupo parlamentar reduzido a seis deputados e o aumento do custa de vida - e do resto do mundo - a guerra na Ucrânia e a reorganização do cenário geopolítico internacional.
Os trabalhos do primeiro dia deverão encerrar pelas 19h00, altura em que o Comité Central do PCP vai reunir-se para colocar à votação o nome de Paulo Raimundo como novo secretário-geral.
O partido remeteu para mais tarde o método que vai utilizar para anunciar a confirmação do próximo líder, o quarto do PCP em democracia depois de Jerónimo, Carlos Carvalhas e Álvaro Cunhal.
No domingo os trabalhos encerram por volta das 13h00 e Paulo Raimundo vai discursar pela primeira vez como secretário-geral do PCP.