Visita de Zelensky a Espanha e Portugal terá nova data
15-05-2024 - 14:44
 • Diogo Camilo

A viagem, que nunca chegou a ser confirmada oficialmente, foi cancelada esta quarta-feira. EUA garante que Biden poderá encontrar-se com o presidente da Ucrânia numa cimeira da paz na Suíça em junho.

A visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Portugal e Espanha, que nunca chegou a ser confirmada oficialmente, foi adiada e terá “novas datas”.

A garantia é do porta-voz da Presidência da Ucrânia, sem indicar as viagens canceladas. Sergiy Nykyforov explicou nas redes sociais que Zelensky deu “instruções para que todos os eventos internacionais agendados para os próximos dias fossem adiados e novas datas fossem fixadas”.

A visita do presidente ucraniano a Portugal foi avançada na segunda-feira pela SIC, numa passagem por Espanha e Portugal que previa a assinatura de acordos bilaterais de segurança e incluía uma receção do Rei Filipe na sexta-feira, em Madrid, que esteve efetivamente na agenda da Casa Real espanhola e foi cancelada.

À agência espanhola Efe, fontes diplomáticas avançam que o cancelamento se deve à situação que a Ucrânia atravessa, após a ofensiva russa na região de Kharkiv nos últimos dias.

Ao mesmo tempo, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken indicou durante a sua visita a Kiev esta quarta-feira que o presidente dos EUA, Joe Biden, poderá encontrar-se com Zelensky durante uma cimeira da paz a realizar-se na Suíça no próximo mês.