Todos os 18 distritos de Portugal continental vão estar na segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, e também devido ao vento, trazidos pela depressão "Bárbara", de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com a página do IPMA, os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo devido ao vento forte, a partir das 12h00 e até às 21h00.
A este aviso, junta-se o que corresponde aos períodos de chuva por vezes forte e persistente esperado a partir das 15h00 na maioria dos distritos portugueses.
A chuva persistente e o vento forte vão regressar a Portugal continental a partir da tarde de segunda-feira devido a uma depressão que vai ficar a noroeste da Península Ibérica, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
“Para segunda-feira está prevista precipitação contínua, persistente, por vezes forte, e um aumento gradual da intensidade do vento. São situações típicas de outono com características mais severas, ou seja, precipitação forte e vento forte e provavelmente acompanhado também de agitação marítima forte”, destacou a meteorologista do IPMA.
Ângela Lourenço reforçou: “É uma situação severa em que devemos ter cautelas. No entanto, é uma situação típica de outono. No outono, já começam a aparecer situações de precipitação forte”.
Segundo a meteorologista, esta situação deve-se à passagem de superfícies frontais, ondulações frontais, associadas a uma depressão que vai ficar a noroeste da Península Ibérica, que vão atravessar o continente na próxima semana.
Desta forma, os distritos de Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém Viana do Castelo, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga estão com aviso amarelo para a chuva forte e persistente entre as 15h00 e as 21h00 de segunda-feira.
O distrito de Faro é o único dos 18 distritos continentais que tem igualmente aviso amarelo para agitação marítima, entre as 9h00 e as 15h00, prevendo-se, na costa Sul, ondas de sueste com 2 a 2,5 metros em especial no sotavento.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Alerta sobe para laranja na Madeira
A capitania do Funchal agravou o aviso de má visibilidade para “mau tempo” na zona costeira da Madeira depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter colocado a ilha sob aviso laranja até terça-feira.
O aviso da autoridade marítima regional tem por base as indicações do IPMA, que também tinha colocado no sábado as costas norte, sul e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo devido às previsões de “chuva, temporariamente forte, por vezes em regime de aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada”, entre as 18:25 de hoje até às 09:00 de segunda-feira.
Mas, devido a um agravamento das condições atmosféricas, o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, que estava em vigor para precipitação apenas para as zonas montanhosas, foi estendido a toda a região até às 09:00 de terça-feira.
O mesmo acontece com a situação do vento aplicado apenas na ilha da Madeira, com rajadas estimadas entre os 100 quilómetros por hora na parte sul da ilha e os 130 km/h nas zonas montanhosas da ilha.
[notícia atualizada]