O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, admite, em entrevista à Renascença, que o valor da taxa turística a aplicar na cidade a partir de 2018 poderá ser de dois euros.
Rui Moreira já tinha anunciado que, se vencer as próximas autárquicas, avançará com a medida, mas decidiu antecipar a questão e leva-la à próxima reunião do executivo.
"Pedi para analisarem a possibilidade de criarem a taxa de dois euros por noite, com algumas exclusões: pessoas que ficam por períodos prolongados, nomeadamente para fazer tratamentos médicos, crianças e provavelmente os cidadãos mais seniores", disse Rui Moreira.
Questionado sobre aumento do custo das rendas na baixa do Porto, Rui Moreira reconhece que “os municípios não têm tradição de intervenção no mercado habitacional” mas entende que, “para se responder a esse desafio”, é necessário “ter recursos”.
“Entendemos que a taxa turística não deve ser utilizada para atrair mais turistas ou para criar pólos turísticos. Devemos usar exactamente para uma nova política de habitação", defendeu.
Face às acusações de que uma taxa turística poderá matar o sector do turismo da região, Rui Moreira desvaloriza: “Tenho muita dificuldade em perceber como é que um turista que hoje vem ao porto e paga 60 ou 70 euros por noite - valor médio - não está disponível para pagar dois euros de taxa."