Crianças catalãs “convocadas”para dormir nas escolas e servir de escudos humanos contra Madrid
29-09-2017 - 11:59
 • Ricardo Conceição

Uma jornalista espanhola e um jornalista francês a viver em Portugal comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O assunto é sério, mas corre o risco de ouvir muitas gargalhadas.

O referendo na Catalunha, a alegada utilização de crianças como escudos humanos contra a autoridade de Madrid e ainda um livro escolar intitulado "Crepes e Baguetes" são alguns dos temas fortes desta edição do "Visto de Fora".

Uma jornalista espanhola e um jornalista francês a viver em Portugal comentam todas as semanas o país, os portugueses e a Europa. O assunto é sério, mas corre o risco de ouvir muitas gargalhadas.

Nestes 30 minutos de programa falamos da Catalunha e da incerteza que reina em torno do eventual referendo de 1 de Outubro. Begonã Iñiguez diz que há crianças a serem convocadas para dormir nas escolas e assim servirão de "escudos humanos" para prevenir acções mais musculadas das autoridades espanholas.

Também nesta edição, olhamos para Emmanuel Macron que quer assumir outra importância nos destinos da União Europeia. O Presidente francês traçou esta semana um plano para a Europa, enquanto, em Berlim, Angela Merkel está empenhada em criar um novo Governo.

Vamos ficar ainda a conhecer as irritações desta semana. Olivier Bonamici não gosta nada do nome do livro de Francês do 7.º ano escolhido pela escola do filho: "Crepes e Baguetes".

Begoña Iñiguez foi ao novo miradouro da Ponte 25 de Abril, em Lisboa e assegura que não teve vertigens, e confessa que está saturada de viajar em eléctricos lotados.

O "Visto de Fora" é também uma colaboração da Renascença com a Euranet e a Rede Europeia de Rádios, para ouvir todas as sexta-feiras, depois das 10h00, com a moderação do jornalista da Ricardo Conceição.


Conteúdo Euranet Plus