Paulo Sousa recorre aos resultados e à forma como as equipas de Sérgio Conceição jogam para fazer prova da capacidade que o treinador do FC Porto tem para assumir qualquer desafio. A "Gazzetta dello Sport" avançou que o Inter tem Sérgio na sua lista para suceder a Simone Inzaghi e Paulo Sousa, treinador com experiência de campeonato italiano, atualmente na Salernitana, encaixa-o no nível a que o estão a colocar.
"O Sérgio Conceição tem demonstrado nas suas equipas a capacidade e a dimensão estratégica que permite atingir resultados importantes”, afirma, em entrevista à Renascença.
Paulo Sousa, que como treinador já passou por países como Inglaterra, Hungria, Israel, Suíça, China, França, Polónia, Brasil e Itália, lembra também que Sérgio Conceição tem sido capaz de aproveitar a qualidade da estrutura do FC Porto, que “permite a qualquer treinador poder atingir resultados"
"É uma estrutura estável, é uma estrutura que soma, não diminui, sobretudo nos momentos de maior dificuldade, que está ao lado, que apoia", descreve o treinador, que passou por Benfica e Sporting, enquanto jogador, mas nunca representou os dragões.
Sérgio Conceição cumpre a sexta temporada no FC Porto e ao longo deste período tem sido associado a interesse de vários clubes estrangeiros. Neste momento, é o Inter que surge como pretendente. Os italianos, que defrontam o Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões, eliminaram os dragões da competição. Apesar da boa prestação europeia, o Inter, vice-campeão italiano, com grande investimento no plantel, não está na luta pelo título na Serie A.
Treinadores jovens fazem crescer o campeonato italiano
O futebol italiano está representado por várias equipas na fase decisiva das provas europeias de clubes, com destaque para a Liga dos Campeões, onde três equipas - Inter, Ac Milan e Nápoles - marcam presença nos quartos de final.
Para Paulo Sousa tal também se deve “à capacidade dos treinadores jovens que hoje estão na Série A proporem um futebol rico em ideias, o que permite dizer que o futebol italiano vai manter com estes jovens tudo aquilo que foi e é conquistado, em termos de resultados e visibilidade, por treinadores experientes como Arrigo Sachi, Cláudio Ranieri, Carlo Ancelotti ou Luciano Spaletti".
O treinador português, de 52 anos, assumiu o comando da Salernitana em fevereiro. Está no 15.º lugar, sete pontos acima da zona de descida. Na última jornada empatou com o Inter (1-1).